Inovação Radical


Donald Norman, um guru para mim desde o início da faculdade, escreveu um excelente artigo contrapondo inovação radical x inovação incremental (Incremental andRadical Innovation- Design Research versus Technology and Meaning Change, byDonald A. Norman and Roberto Verganti), sendo a primeira uma completa ruptura e a segunda uma melhoria em algo que já existe.

É sensacional o artigo (científico, alias) pois cita muitas referências e exemplos de ambos os casos. Mas é também polêmico em alguns aspectos a meu ver:
  • Qual é o ponto que define essa “ruptura” para que uma inovação seja considerada radical?
  • Se uma inovação radical de fato independe de metodologias de pesquisa e quiçá até de pesquisa do que existe, seria apenas um “insight”? Zuckerberg teria mesmo criado o Facebook sem toda sua vivência (e conversas) dentro do ambiente fervilhante universitário?
  • O Wii da Nintendo seria mesmo uma inovação radical? Se sim, por que as plataformas multitoques da Apple não?

Considerar a inovação radical uma atribuição do design talvez seja uma carga um pouco pesada. Por outro lado pensar design centrado no usuário como uma forma de mudar o significado das coisas (mudar a pergunta, como diria Tim Brown) parece o caminho da inovação. Principalmente se entendermos esse foco no usuário como um entendimento/conhecimento da situação e contexto, de aspectos culturais, tecnológicos, comportamentais e estéticos, até.

Uma coisa é fato: inovação radical ou disruptiva não é uma questão de criatividade pura e simplesmente. Nenhuma ideia genial brota sem alguns parâmetros (ou nós de informações) para a concepção de uma solução. Ainda que essa solução seja para um problema que sequer sabíamos existir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sebastião Salgado e sua veia antropológica

Muitas empresas estão correndo atrás...

Internet: use e abuse.